The Stonewall Celebration Concert

Todas as vezes que ouço esse CD vários assuntos me vêm a mente, um deles é a própria origem do nome do álbum:

Vamos olhar um pouco da história:

Tudo começou no Stonewall Inn, um barzinho gay do Greenwich Village, em que se deu o confronto entre a polícia novaiorquina e os gays da cidade, que lutavam pelos seus direitos.

Manifestantes no Stonewall, em 1969

Os protestos, conhecidos como Stonewall Riots, marcaram o nascimento do movimento moderno pelos direitos dos homossexuais. O cenário para os protestos de 1969 foi o Stonewall Inn, no número 53 da Christopher Street. Na madrugada de 28 de junho de 1969, a polícia invadiu o local, um bar gay bastante popular no bairro. Eram ataques comuns naqueles tempos, devido a uma forte tendência conservadora que prevalecia na sociedade. Os clientes do bar, no entanto, encorajados pelo movimento pelos direitos civis, recusaram-se a se dispersar pacificamente, organizando então uma série de protestos nos dias que se seguiram.

A partir do Stonewall Riots, o movimento pelo orgulho gay começou a tomar forma à medida em que grupos de novaiorquinos formaram a Gay Liberation Front, lançaram o jornal Gay e organizaram a Gay Activists Alliance. A primeira marcha pelo orgulho gay foi realizada em 1970 para celebrar o primeiro aniversário dos protestos de Stonewall.

Em Nova York, muito antes do episódio de Stonewall despertar a atenção sobre os gays, regiões como Bowery e Times Square já conviviam com a cultura gay, desde os fins do século 19. Em 1890, o Bowery já abrigava bares e "lugares degenerados", que reuniam homens gays. Embora se costume associar o Pyramid Club (Avenue A, no East Village) ao surgimento das drags, na década de 1980, as performances do gênero, com homens travestidos, já eram comuns na cena da Bowery. As lésbicas, por sua vez, começam a ganhar espaço nas ruas do Harlem, a partir da década de 1920. Até então, eram pouco notadas, principalmente porque, na época, as mulheres em geral, quando trabalhavam, recebiam baixos salários.

Ou seja, o CD além de ser deliciosamente divino de ser ouvido, tem todo esse contexto político contido...mais uma do meu gênio amado que partiu cedo demais.

Nenhum comentário: