Quem matou a língua portuguesa?

Tenho me perguntando ultimamente, em que país estou?

Não falam mais a minha língua?

O que tenho ouvido é um grotesco dialeto cheio de gerúndios onde “seje” é permitido, onde não há concordância nominal ou verbal e os tempos dos verbos simplesmente não são conjugados... que dialeto é esse? Quando foi que ele se tornou oficial? Isso aconteceu quando paramos de ler e começamos a assistir BBB? Ou foi quando começamos a internacionalizar o português adotando verbos estranhos como “twittar”, “blogar” entre outros... não sei, estou em dúvida , quando escrevo deletar e o corretor ortográfico reconhece essa palavra é assustador.

Porque estão, lenta e tortuosamente matando a bela língua de Clarice, José de Alencar, Machado de Assis?... até a repórter esses dias “estaria fazendo” será porque matamos a faculdade de jornalismo também? Ou será porque criamos um presidente do país quase analfabeto que fala tão errado quanto o moço que me atende e me pergunta: “é pa enchê o tanque”? Ou será que esse dialeto se instalou em nossos ouvidos quando elegemos o Tirirca que não sabe ler, mas que apareceu ontem em quase todos os sites de conteúdo com a cara estampada, lavada e sem vergonha de ser deputado e não saber interpretar um texto?

Não sei, só sei que estou com medo de me contaminar, por favor, se me ouvirem falando “menas” me avisem, me batam, me punam, mas não permitam... ontem descobri que com uma dose diária de um bom livro posso, quem sabe, me proteger de tamanho crime, o crime de matar minha amada lingua portuguesa.

Nenhum comentário: